Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3G
Finalidade (Portaria nº 179-B/2015 de 17 de Junho)
Promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.
Peso da Régua e outras áreas geográficas de implementação do CLDS 3G apresentam como área mais afetada pela situação de fragilidade vivida, o desemprego, considerando este território como especialmente afetado pelo desemprego.
A entidade Coordenadora da Parceria do projeto CLDS 3G Peso da Régua é a Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua.
Enquadramento da instituição coordenadora do CLDS3G Peso da Régua.
Fundada em 1928 e com sede na rua José Vasques Osório em Peso da Régua, a Santa Casa da Misericórdia desta cidade é uma instituição particular de solidariedade social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Mantém protocolos de cooperação com o Instituto da segurança Social, I.P. e é membro da União das Misericórdias Portuguesas.
A missão da Santa casa da Misericórdia do Peso da Régua é receber, apoiar e garantir, de forma integral e personalizada, os direitos e necessidades das crianças, de jovens em risco e de pessoas idosas e doentes. Para tal, pretende continuar a ser uma instituição de referência na ação social e na área da saúde através de uma melhoria contínua das suas práticas e da elevação da qualidade dos serviços prestados. Além disso, é seu propósito prestar um serviço cada vez mais certificado e qualificado, nas suas diversas valências, tendo sempre em vista a satisfação das necessidades dos utentes e o cumprimento da legislação em vigor e os acordos de cooperação celebrados com a Segurança Social e com o Ministério da Saúde. Pela defesa da qualidade dos serviços, pelo reconhecimento da capacidade e potencial dos seus recursos humanos, a SCMPR está determinada em enfrentar os desafios do futuro e em respeitar os valores que a norteiam:
-
espírito de servir;
-
respeito pelos valores humanos;
-
respeito pelos direitos dos trabalhadores;
-
respeito pelo legado histórico;
-
respeito pela condição e características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram;
-
solidariedade para com todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades;
-
confiança entre nós e os que nos apoiam, inspirando-nos na generosidade e partilha.
Atualmente está dotada das seguintes valências:
- Centro Infantil;
- Lar de idosos;
- Lar de Infância e Juventude;
- Equipa do RSI;
- Unidade de Cuidados Continuados
SOBRE NÓS
